segunda-feira, 16 de julho de 2012

“Desculpa, mas Angola fica aonde?” Sousa Jamba


Este fim de semana, tivemos uma grande festa em que a cidade de Jacksonville estava a celebrar a herança negra da região. Jacksonville produziu muitos escritores negros, incluindo o James Weldon Johnson, o autor to “Lift Up and Sing” o hino nacional dos negros, que foi uma das primeiras canções Americanas a serem traduzidas para o Umbundu por missionários Afro-Americanos que, no ultimo seculo, tinham se instalado no Planalto Central. Uma das figuras que estava no encontro é uma historiadora que escrever brilhantíssimos livros da vida dos negros na área de Jacksonville. Já que todos os meus cinco filhos nasceram em Jacksonville, fiz questão de ler os livros dela, para saber, em parte, da herança cultural deles. Apresentei-me a senhora e disse que tinha lido os livros dela. Depois de algum tempo ela veio e fez-me questões sobre as suas obras. A senhora ficou satisfeita porque eu tinha mesmo lido as suas obras. Ela perguntou-me de aonde eu era. Eu disse Angola. Ela virou para mim e disse, “Desculpa, mas Angola fica aonde?”
Imagem: mensagens.culturamix.com

Sem comentários:

Enviar um comentário