terça-feira, 20 de maio de 2014

19-26 Abril14 República das torturas, das milícias e das demolições






Diário da cidade dos leilões de escravos

19 de Abril
Ontem consegui tomar banho de chuveiro, coisa que já há muitos anos não acontecia. É que neste dia choveu intensamente.
E um grande mérito se deve ao actual MPLA – e à hipócrita oposição - uma das maiores vitórias da independência: a reimplantação da escravidão em Angola. P.S. Jamais se esqueçam do que aconteceu na Argélia colonial.
As intenções da oposição, orações, desejos, críticas que não passam de emolumentos confessionários, confissões de crentes, e os habituais discursos da glorificação da miséria do povo angolano, que não sejam erguidas, seguidas de manifestação para invocar os direitos da população, dos eleitores que representam, não passam da teológica retórica sem valor, tal e qual como aconteceu com os vendedores de Cristo!
Grandioso comício da vizinhança: Um vizinho faz a introdução: «Luanda já tem mais brancos que negros.» Uma vizinha: «Se pudessem até carregavam com Angola para os países deles.» Outro vizinho: «Os portugueses são muito falsos.» Mais outro vizinho: «Os portugueses são ignorantes e atrasados.» Mais outra vizinha: «São o povo mais atrasado da Europa.» Ainda outro vizinho: «Estão a vir dos países deles para aqui arranjarem confusão.» Ainda mais outro vizinho: «Se pudessem até nos envenenavam.» Ainda mais outra vizinha: «Não vão conseguir!»
20 de Abril
Esta é para pensarem. Recordo-me que há vários anos o mercado de trabalho em Luanda estava saturado. De repente surge uma invasão de portugueses que algumas vozes estimam já em trezentos mil. Bom, a questão é a seguinte: como é possível eles trabalharem se não têm empregos? É fácil notar que há muito têm uma máfia instalada que manda vir portugueses para Luanda sem trabalho - a máfia do compadrio do marido, esposa, irmão, irmã, primos, amigos, etc., - e assim eles transferem dinheiro para Portugal como trabalhadores fantasmas, sem trabalharem. E viva Angola! Isto é, viva Luanda!
21 de Abril
Receio que em Angola existam apenas dois ou três democratas. Os outros são um rebanho de argentários, pastores e bispos.
Qué isso! Nós viemos, somos da mata e dela não saímos! Teatro?! Qué isso? Isso dá tiros? Não dá?! Então se não dá para tiroteios isso não é teatro, nós só gostamos do teatro que aperta o gatilho. Teatro? Isso é coisa de brancos! Não gostamos de teatro, merda! Vamos arrasar esse tal de teatro Elinga, e se refilarem muito também acabaremos com o teatro das vossas vidas! O tiro é a nossa cultura, a nossa identidade cultural!
23.29 horas. O vizinho indiano está na sua oração. Parece um daqueles carros das maratonas religiosas. Mas como ele é um gajo porreiro, um vizinho muito humano, até se prestou em nos conceder o seu gerador, desde que conseguíssemos um cabo para ligar do andar dele para o nosso, também é só um andar, e o cabo está aonde? Parece que não mas quem não vive do petróleo é muito caro.
22 de Abril
Das 13.58 até às 17.43 levamos no focinho com outro corte de energia eléctrica. Às 22.21 horas outra vez a luz revolucionária se foi, a tal do homem podre.
Ouvi falar na rua que um senhor mestiço foi nomeado chefe na Angop, os dias passaram e ele não aparecia em casa. A família estava muito preocupada, pois com certeza, mas a DNIC- Direcção Nacional de Investigação Criminal, encontrou o corpo já a cheirar mal numa vala, esquartejado. Uma senhora disse que não bastou só matá-lo, também tiveram que o cortar aos bocados. Isto está mesmo muito mal, pior! Quem for nomeado chefe é morto, porque a inveja está demais, e que só eles é que podem ter dinheiro os outros não. Disseram também que o outro chefe da Angop, o Camate e mais outro também estão doentes sob suspeita de envenenamento. Em Luanda o veneno tem ordem para matar! Há muitos envenenamentos! No trabalho quando os colegas convidam outro para beberem uns copos, afinal é para o envenenarem.
E o mais notável que existe em Luanda é a total e completa desinformação!
O bolo Angola é para uso exclusivo da pequena equipa, dos portugueses, brasileiros e chineses.
23 de Abril
Frustrações eléctricas. E à nossa miséria total e completa havemos de voltar!
A energia eléctrica da revolução leninista chegou às 01.15 horas. Mas marchou à nazi às 14.08 e pobremente acendeu-se às 15.17 horas.
E a chuva ainda não acabou e já as epidemias alastram. A cólera já ataca em Luanda.
Se os chineses arrasam Luanda – isso todos sabemos – então porque os deixam continuar? Só os travarão quando nos encontrarmos num mar de destroços? É claro que sim, porque há quem adore viver na imposição da desgraça alheia! Um gozo pessoal e intransmissível!
As mulheres que andam com as chuchas ao manifesto são como uma isca num anzol numa cana de pesca.
Boa-tarde república dos milhões de frustrados!
Um frustrado, dos milhões que não se servem dos fundos do erário público, que tentam viver honestamente, mas nem isso conseguem porque Angola é só para gatunos!
Outra vez na baila e quantas vezes forem necessárias. Pouco antes da independência ouvi na rádio um comunicado do Bureau político do MPLA sobre a miséria das populações que viviam nos musseques de Luanda. Recordo-me desta passagem que gravei e que teima em não me sair da cabeça: «E assim o nosso povo continua na miséria.» Passados, em número redondo, quarenta anos, o tal nosso povo continua como? Vejo-me obrigado a perguntar: o MPLA era um movimento de libertação nacional ou uma perigosa quadrilha de exterminação nacional?
24 de Abril
Bom-dia assaltantes de Luanda! Onde é que hoje farão assaltos?
“Você é parte da minha existência, parte de mim. Você esteve em cada linha que já li. Você esteve em cada possibilidade que já vi, no rio, nas velas dos navios, nos pântanos, nas nuvens, na luz, na escuridão, no vento, na floresta, no mar, nas ruas.
Você foi a personificação de cada sonho bonito que a minha mente já conheceu.” Charles Dickens
25 de Abril
E como é da praxe lá fomos outra vez atirados para a escuridão das 00.06 até às 00.51 horas.
Sim! Este mundo é muito estúpido porque se rege por convenções muito estúpidas.
Os últimos noticiários da Rádio Ecclesia estão de acordo com as regras do bem desinformar. É só ouvir os títulos e bazar.
É melhor comprarem megafones para no caso – frequente – de vos barrarem a saída dos e das que se estão marimbando para o mau estacionamento. É muito tempo desesperante perdido. Já vi dois embevecidos amorosos que estavam tão hipnotizados um pelo outro que não ouviam as buzinas. Teve alguém de bater no vidro da porta, e mesmo assim demoraram a despertar. Então peguem no megafone e a plenos pulmões gritem o mais alto que puderem denunciando a matrícula da viatura, dizendo que o carro está a pegar fogo. Vão ver que têm o problema resolvido de imediato.
Outra vez a anarquia permanente, outro apagão das 15.54 até às 16.59 horas.
26 de Abril
Mais um brutal apagão das 06.42 até às 13.56 horas. E os lordes do petróleo sempre no silêncio, porque é necessário manter a imagem da falsa energia eléctrica, porque só os biliões de dólares do petróleo são reais, o resto? Tudo é irreal!
“Permitam me que diga mas é uma vergonha que a cidade Soyo da província do Zaire seja a única cidade da costa Angolana que ainda não tem estrada asfaltada a ligar esta cidade à Capital do País, a cidade que tem o maior investimento de capital privado e público alguma vez feito em Angola, que hoje em dia é a cidade de onde sai a maior parte do petróleo deste país (segundo as contas apresentadas pela alfandega já ultrapassou Cabinda) e agora também tem o Gás LNG, Propano e Butano, é uma vergonha que não tenha pontes nem estrada a ligar à capital, já andei um pouco por este belo país vejo evolução e as condições proporcionadas pelo governo ao povo angolano em todas as províncias e respectivas cidades e no Soyo parece que andam a brincar com o povo! Espero que com este novo governador de província a mudança seja feita durante o seu mandato!” André Reis. Portugueses em Angola. Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário