quinta-feira, 15 de maio de 2014

25Mar-06Abr14.República das torturas, das milícias e das demolições






Diário da cidade dos leilões de escravos

25 de Março
Meditando. Os militantes dos partidos da oposição não se cansam de escrever no Facebook, os erros – facilmente verificáveis – tremendos da governação do MPLA. Mas, acho uma coisa muito estranha: então os partidos da oposição não têm problemas? Porque será que os seus militantes não os denunciam? Os partidos da oposição vivem num mar de rosas, é?!
Sensacional! Continuo com água e luz vinte e quatro sobre vinte e quatro horas. E dois meses sem salários. Também, este jornalismo angolano de meia tigela. Só a luz teve um ligeiro apagão. Parafraseando Beto Gourgel:
Estou bem iluminado
Bem aguado estou
Graças ao MPLA
Que me libertou.
Mas que grande descoberta, não é?! Afinal a gestão das empresas dos mwangolés é terem muitas mulheres, e devido a isso não pagarem os vencimentos dos seus trabalhadores!
O massacre encomendado continua: de fonte fidedigna: Na obra do general Ledi, nas traseiras do banco Millennium Angola, na rua rei Katyavala, em Luanda, hoje pela manhã, cerca das sete horas, os mwangolés revoltaram-se contra os chineses. Um mwangolé gritou, tipo Ipiranga: vocês não pagam, não trabalhamos mais! Um chinês gritou qualquer coisa ininteligível, ao que o jovem mwangolé gritou outra vez à Ipiranga: Chinês, hoje vais morrer aqui!
26 de Março
Atingimos o absurdo. Mais um caso que me contaram de uma portuguesa numa empresa, cuja função é ficar sentada numa secretária. Portanto, temos uma nova profissão em Angola: gestora de secretária. Quantos e quantos mais casos de portugueses que andam por aí sem fazerem nada como gestores de qualquer coisa? Decididamente este país ultrapassou as barreiras do absurdo.
Como é possível realizar uma conferência internacional de contas nacionais, se Angola não tem, nem sequer sabe – pode-se dizer, está como o jornalismo que não existe - o que é contabilidade, e nesta tem muitos aventureiros, muitos nacionais e estrangeiros trapalhões, vigaristas que se fingem contabilistas, técnicos de contas, para que todos possam roubar, corromper à vontade. Esta conferência deveria chamar-se: conferência internacional de apoio às contas da corrupção nacional. Do petróleo tudo é possível acontecer, pois o dinheiro compra tudo o que é merda.
27 de Março
Os homens inventaram Deus, e só os sacerdotes é que falam dele, então Deus não existe. Poças, os seres humanos inventam cada mercearia para facturar.
A brincadeira da energia eléctrica continua, e ninguém sabe até quando. E isso que interessa? Desde que o petróleo cumpra a sua função, que é o encher desmesuradamente os bolsos dos seus accionistas. Das 16.12 até às 17.13, das 21.34 até às 22.06, das 22.13 até às 22.16, e depois bazou às 22.19 horas, quando voltará?
28 de Março
A energia eléctrica voltou às 06.19 horas.
A novel fórmula da governação é eliminar fisicamente opositores políticos, e depois compensar as suas mortes com casas oferecidas às suas famílias. Este petróleo não fere, mata!
E por quanto mais tempo se estender o descalabro social e económico – nós não somos do petróleo, somos da sua margem – as consequências avolumam-se, e a tragédia será muito visível, ingovernável.
E serei remunerado de acordo com as leis em vigor na República de Angola? - Disse o mwangolé para o estrangeiro que lhe oferecia emprego para limpar retretes. E o mwangolé esclareceu o estrangeiro: De acordo com as leis dos estrangeiros do petróleo em vigor na República de Angola!
E as contas bancárias dos dirigentes do petróleo, cheiram a petróleo e ao sangue derramado dos antigos combatentes, que lutaram pela preservação do petróleo, para que só os chefes dele usufruam, e que mais tarde se organizaram numa quadrilha da luta de libertação nacional do petróleo. Onde há petróleo há muita riqueza, e para os antigos combatentes muita pobreza.
29 de Março
Angola está infestada de peixe cacusso. Como é possível que a China exporte cacusso, tilápia, para Angola? Alguém me pode ajudar?
30 de Março
Meditando: Já não há ninguém distinto, e por isso os medíocres promovem-se entre si.
31 de Março
Os lordes do petróleo, os chineses e portugueses preparam uma agitação social – uma revolução - sem precedentes em Angola. Bem-hajam por isso. É confrangedora a invasão de portugueses que nunca estiveram em Angola, e uma multidão de outros que apenas viveram uns poucos de anos sem expressão, revivendo o comportamento neocolonialista. Não percebem nada de Angola – para quê? - mas depois irão perceber. Isto, embora pareça, não são palavras inúteis, é o verbo de que nada entendem. Edificar outra vez a Angola colonial isso é um tremendo erro! Quando se derem conta será demasiado tarde, como sempre. Exportar uma economia de miséria por carência de líderes – lá como cá - de uma economia que falhou estupidamente em Portugal é a solução para Angola? Pobres mabecos!
01 de Abril
E os cortes de energia eléctrica lembram-nos que a miséria está omnipresente pelos eleitos do reino de Deus. Das 11.38 até às 13.30 e das 13.33 até às 20.17 horas os sacerdotes do petróleo benzeram-nos, ámen.
02 de Abril
Luanda. Onda de despedimentos na clínica Girassol, noticiou a Rádio Ecclesia. Tenho lançado inúmeros alertas para a neocolonização, neste caso, de Luanda. O porquê destes despedimentos? Para dar emprego a portugueses e portuguesas. O mesmo acontece e, claro, que continuará a acontecer noutras empresas., noutros locais A escravidão está em curso. Mas como o mwangolé parece apreciá-la, santa paciência. Tá-se muito mal, tá-se, tá-se! Isto é neocolonialismo descarado! Uma situação extremamente gravíssima, mas pelos vistos parece que não. Um mau contributo para a arquitectura da paz.
03 de Abril
E os chineses com a maior naturalidade também desviaram – desviaram Angola - a água para a China.
04 de Abril
E das 16.07 às 16.31 horas mandaram-nos para a desgraça, pois sem energia eléctrica quem consegue trabalhar? Só os senhores do petróleo conseguem. Quem consegue libertar-se da miséria a que os proprietários desta trampa nos obrigam? Às 11.48 horas o flagelo da energia eléctrica desapareceu, quando regressará? Ninguém o sabe, apenas os deuses do petróleo, esses que Deus empossou para destruírem este paraíso do sol sempre nascente.
05 de Abril
11.48 horas, o inferno serenou um pouco, a energia eléctrica voltou.
Das 11.55 às 17.07 e das 17.12 às 20.12 e ainda das 20.16 até às 22.24 horas, só mesmo selvagens podem chamar isto de energia eléctrica. Oh! Angola que te suicidas. Os estrangeiros convenceram-se que estão no Olimpo, mas nem se apercebem do que lhes irá acontecer. Mas que demoníaca ignorância.
06 de Abril
De fonte fidedigna: Na obra do general Ledi nas traseiras do banco millennium, na rua rei Katyavala em Luanda, depois do trabalho de uma instalação eléctrica de um gigantesco reservatório de água, o chinês começou a discutir com um jovem mwangolé que lhe auxiliou na montagem do trabalho, e ameaçou-o que o atirava pelas escadas abaixo.
Ora porra! As obras deles, elefantes brancos, são apenas para a manutenção do poder deles, e sendo chinesas desabam, como o poder sob um lençol freático. E onde estão as obras para nós? Estão na repressão, no desprezo do petróleo!

Sem comentários:

Enviar um comentário