segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Os decepados da manifestação do dia 23 de Novembro





Angola é como uma família muito rica, com pai, mãe e seis filhos que vivem na mesma casa. Os pais conseguiram arregimentar apenas para si a riqueza do vasto petróleo sem fim. Apenas dois dos seus filhos são contemplados com a divisão das riquezas, porque não dá para dividir com os outros porque senão as riquezas correm o risco de se dispersarem. Os outros quatro filhos vivem na pobreza sem entenderem o porquê que os pais os submetem ao abandono das receitas do petróleo. Contudo, os pais dizem-lhes que o lar sempre se pautou na educação democrática. Mas os quatro filhos depois de tanto penarem e reivindicarem os mesmos direitos que os outros dois filhos decidiram manifestarem-se. Criaram cartazes com dizeres insultuosos: 32 ANOS ABANDONADOS PELO PETRÓLEO É MAIS QUE MUITO TEMPO! E postaram-se em frente da casa. Os pais assim que se depararam com tal manifestação insultuosa chamaram todas as polícias, todos os exércitos e como se não bastasse também chamaram as abundantes milícias, que logo chegadas em tropel atiraram, caíram-lhes em cima como se fossem o rei Henrique VIII da Inglaterra (1547-1509), que disse na tomada de Bolonha: «Tenho canhões mais que suficientes para conquistar o inferno.» Dois dos irmãos não resistiram a tão desproporcional embate, até porque estavam desarmados – afinal cartazes de propaganda política são mais poderosos que canhões? – e caíram no campo de batalha para não mais se levantarem. Os outros dois irmãos foram raptados para local desconhecido. De certeza que estão nas sessões de tortura, desaparecerão do convívio dos vivos. Entretanto, alguns prelados, bajuladores, indivíduos imparciais, políticos dos canhões, toda a imprensa – sim, os pais são proprietários de toda a imprensa – estrangeiros, apoiam a mortandade da família, sob a alegação de que não têm o direito de se manifestarem porque isso é uma declaração de guerra num país há muitos anos em paz. Mas agora há o tremendo risco dos amigos dos filhos assassinados e a população se revoltem.
De seguida apresento textos coligidos no Facebook que ilustram o horror que ainda é uma simples manifestação em Luanda… e Angola.
“Brigada canina, brigada auto e cavalaria, assim como veículos blindados… raptaram e torturaram de maneira severa os manifestantes… forças helitransportadas… a perseguir e a raptar elementos… Enquanto isso, elementos de Polícia de Intervenção Rápida (PIR) efetuaram disparos para o ar para impedir o porta-voz da UNITA de  prestar declarações à imprensa estrangeira durante a manifestação… Sabe-se que a UNITA e a CASA-CE estão a preparar declarações sobre os acontecimentos ocorridos em Luanda e nas restantes províncias” Club-k.net
Ingombota Casa-ce
Por uma causa justa de toda nação angolana, a Casa-ce perdeu um dos seus membros o povo angolano perdeu um quadro a família perdeu um filho um irmão, um primo, um sobrinho, um tio, um neto, Ganga companheiro filho, irmão, tio, primo, os angolanos hoje choram a sua morte. Foste mais uma vítima da ditadura, nós que cá ficamos, iremos continuar a lutar para alcançar os objectivos da causa que te levou à morte. A democracia em Angola chegará o mais breve possível porque o povo já não quer ver os seus filhos a partirem.
Alexandre Neto Neto
Qual perímetro presidencial,qual quê?aquelas paredes do estádio dos coqueiros,na rua da TDA,aquelas paredes também estão cheias fé lixos de panfletos para festas e outras porcarias onde a finalidade é chungaria!?até mesmo ai naquele maldito coqueiro ou tal perímetro presidencial,assaltam,vendem drogas e outros lixos mais,e,nunca vi estes defensores da paz vermelha a dizer coisa alguma,mas é crime os assaltos que ai se passam as drogas que ai se comercializa. Meus srs.vocês que estão a fazer festa com a morte do jovem GANGA cuidado vocês estão a semear ódio! Eu até acredito que nem o PR esta contente com esta noticia ! E os mabecos vêm cá gritar isto é um estado de bonhonho democrático!
Edmar Felix
Policia é uma grande vergonha, estão bater uma senhora os seus filhos para dar cobertura em dois cidadão guinises por causa da corrupção isso é muito triste. Em Angola é de mas perdemos o valor ate cavar o buraco á agora é, chineses, eu nunca vi a polícia dar corrida num chineses zungueiro.
Se um angolano abrir uma cantina a polícia económica estará de cima baixo diante do angolano, mais se um maliano esta bem vontade. Passamos de dono para inquilino, passamos de nacional para estrangeiro. É lamentável.
Coque F. Mukuta
“4. Reafirmo a minha expressa condenação ao facto de permanentemente estes "lideres" usarem os jovens na linha da frente das suas atitudes de desobediência e promoção de confusão, com o argumento na Constituição, na Lei e na Democracia e eles ficam sempre aí nas calmas a repetir discursos demagógicos. Isto é mau, amigos!
5. A dimensão política da actuação destes (OBTER O PODER DO ESTADO À TODO CUSTO) tem que ser controlada, é antiga e parece ambição desmedida.– Luther Rescova Primeiro Sec da JMPLA.
Ana Margoso
Atenção pessoal aos perfis falsos criados por pessoas conhecidas, que não têm coragem de dizer as pessoas determinadas coisas então criam perfis falsos, para se esconderem e puderem destratar a-vontade as pessoas. Há um perfil de uma senhora que ameaçou de morte no sábado e é amiga de muito de vcs. Jurema Roddrigues, usa óculos é agente dos serviços de segurança, cujos treinos é capaz de me partir os ossos... Ha um José Márcio Marco que na pagina do Celso Malavoloneke com um ódio que nem água benta lhe salva... Bom dia. Olha, alguém pode me dizer que artigo na constituição se refere a aconselhamento policial
Agostinho Jonas Rob Santos
BALANÇO FINAL DA MANIF. Tendo passado 48h nem a UNITA nem POLICIA ninguém esclareceu nada. TENHO EM POSSE DADOS QUE INDICAM 304 Desaparecidos mas o CPPL confirmou me apenas 292 detidos e 41 feridos em todo país e 3 mortes. Agora encontro na sede do MINIT Pra me darem explicações sobre o resto.
João Stattmiller AMIGOS DO BLOCO DEMOCRÁTICO - ANGOLA
Se dúvidas houvessem o que se criou hoje foi a consciência clara e inequívoca que a democracia e o estado de direito em Angola não existem, a realidade é a tirania de uma ditadura que deve ser derrubada por todos os meios necessários. O que o MPLA legitimou hoje foi o seu derrube com recurso às mesmas armas com que sustenta o seu poder. É triste e trágico que assim seja pois isso é prenúncio de mais violência e sofrimento para um povo já demasiado martirizado.
Tirsoft Barros
Fui a casa de um amigo e encontrei os a ver tpa. fiquei chocado com o tratamento que deram ao falecido. Isto não se faz, fizeram menção que é um aviso para os jovens verem quem perde durante as manifestações, inventaram tantas barbaridades. Pelo menos mostrassem um pouco de respeito a vida. Tento imaginar a família do falecido a receber este esclarecimento por parte da policia, pode morrer mais um, isto pura brincadeira.
"Luanda é uma cidade em quase estado de sítio", acusou o líder do segundo maior partido da oposição, Abel Chivukuvuku
Emanuel Santos Soares (Benguela)
Estavam uns indivíduos junto à sede , mais concretamente junto a Gufrio, e chamou me bastante à atenção pois estavam com gorros do tipo "passa montanhas", com atitude que me pareceu um pouco intimidatória, nisto começa a chegar carros e carros da Policia, tudo armado, e quando olho para a frente da sede vejo algo no ar........(mais tarde ouvi dizer que tinha jogado uma pedrada à policia), a partir daí foi um festival de Tiros e mais Tiros.
Emanuel Santos Soares
Muitos Tiros, muita tensão em Benguela...agora mais calmo!!
Yara de Victória
Comentário da Editora Chefe da TV ZIMBO sobre a manifestação!!! A ELITE ANGOLANA A FALAR DE BOCA CHEIA!
Niki Menezes:" Qual ditadura???? Achas normal fazer confusão ao sabado???? Lololololol...sabado é dia de funji pah.....e olha so o sol..... aka.....chega ja....na assembleia....retiram-se.....e depois querem manifestar.....que se manifestem la dentro. Oposição faz-se nos lugares certos. Ainda se fosse a sociedade civil....com cartazes em frente a epal e a edel por causa da agua e da luz......"
Sendo uma manifestação pacífica nada justifica, nem as proibições anunciadas, alguns actos ou posições assumidas!
Sobre o que se passa em Angola e a manifestação "proibida" (está entre aspas porque constitucionalmente um Ministério não pode proibir manifestações, só os Governos Provinciais e dentro de um prazo limite após a informação da mesma) podem aceder Ana Margoso ou Julius Consules Gil Gonçalves (por acaso politicamente opostos) que vão acompanhando o que se passa no País! Vê-se nas fotos que ambos colocam que há muitos jovens a manifestarem-se, mesmo e apesar da citada proibição...
Ana Margoso
Finalmente CASA-CE e PRS confirmam presença na manifestação de sábado, 23. So falta o mais velho Lucas Ngonda. Mas também gostava de ver lá o meu amigo Ngola Kabangu.
Victor Hugo Plineo Ngongo
O Padre Apolonio Graciano nas vestes de activista político do MPLA, também confunde MANIFESTAÇÃO com GUERRA. É estranha essa confusão a ser feita por um homem esclarecido... Padre, nós preferimos nos manifestar sem a tua bênção porque ela não é santa, mas sim confusa!

Sem comentários:

Enviar um comentário