quarta-feira, 16 de novembro de 2011

36 Anos de insucessos, de fraudes sucessivas à luz de vela



Quem se agarra ao poder é louco. Presidente do Iémen, Ali Abdullah Saleh, de abandono do poder dentro de noventa dias.
Aqui jaz a fraude da energia eléctrica. 1975-2011. Paz à sua Alma. IN MEMORIAM
Alguém viu por aí uma réstia de luz? Atingimos o absurdo, onde normal é não ter energia eléctrica. Há trinta e seis anos que a independência e a energia eléctrica hibernaram. Isto é Luanda na senda do progresso da luz de vela e do candeeiro a petróleo. E a “patifaria” dos partidos políticos mantêm-se. Seguros no seu escudo antimíssil, até agora nunca realizaram uma manifestação a exigir o normal fornecimento da luz e da água. Parece que desconhecem que estes dois itens são os mais fundamentais, os indispensáveis à vida. Estamos bem tramados pois então.
Ao Neolítico chegaremos, e do Neolítico não passaremos.
O negócio dos geradores prossegue glorioso. Muitos camiões circulam transportando geradores de grande porte, nos portentos, na tentativa de abreviar a paz à sua alma da energia eléctrica. Será uma mortal poluição, mais incêndios, destruição e mortes. Visitante! Quando chegar a Angola ande sempre com uma vela na mão. O inferno de Angola chama-se Edel. A nossa independência pode-se resumir assim: nascemos, crescemos, não vivemos e num monte de ossos acabaremos. O segredo do degredo da fortaleza do nosso PIB, está no regular fornecimento de energia eléctrica. Sem luz não há informação. É mais um plano diabólico para nos silenciarem. E o que é bom para eles é horrível para nós. A independência não foi para o povo angolano, foi para beltrano e sicrano. A nossa energia eléctrica e a construção do processo democrático em curso… daqui a mais quarenta anos.
Sem luz e água estamos em paz?!
Afinal, depois de trinta e seis anos de desgaste do poder, os nossos cientistas eléctricos descobriram que são necessários apenas dezoito bilhões de dólares e cinco barragens para Angola estabilizar, electrificar? Afinal é muito fácil. Não se compreende o porquê de estarmos às escuras há quarenta anos.
A luz de vela chegou na Assembleia Nacional. É Casa das Leis, ou casarão das velas?
E o Senhor das Velas discursou à Nação: no neocolonialismo o sucesso é inegável, porque sabiamente conduzido. Somos progressistas, o progresso faz-se à luz de vela. No consumo de velas está a nossa iluminação. Nasci, cresci e tudo aprendi à luz de vela. Não desejo outra coisa. Com a luz de vela a brilhar, a nossa vida vai melhorar. Por isso mesmo, o nosso futuro está na luz de vela… andamos à vela. E se quiseres filosofar, a luz de vela te vai inspirar. O segredo de viver é não deixar os ditadores no poder. A nossa bandeira, o nosso símbolo, é a luz de vela. É a luz de vela que inspira a nossa governação. Desenvolva a nossa economia, compre velas. E onde luz não chegar uma vela terá que comprar. Votem no partido das luzes de velas. A luz de vela é pedagógica, criativa, educativa, as crianças sentem-se tão felizes, adoram, tão soltas de contentamento. E já nasceram cursos próximos e à distância, intensivos para desenvolvimento e incentivo da luz de vela. Brevemente nascerá o doutoramento em renomadas universidades da novel ciência: luz de vela a energia eléctrica do futuro.
Não é possível um povo ser verdadeiramente independente sem luz de vela. E dá-nos muita segurança, porque os bandidos temem-na, ainda porque tem muito feitiço. Mal é possível viver sem a luz de vela. Luz de vela é símbolo de riqueza.
Não podemos andar às cegas, para isso o nosso Governo garante-nos velas a preços tão baixíssimos para que a pobreza seja um facto. Para cada pobre a sua vela, a sua janela. Que seria de nós, foi a divina providência que nos enviou este Governo. Graças a ele e às suas velas a nossa vida melhorou. Ah! Muito obrigado meu Governo. Vieste mesmo a calhar para nos governar. E as velas têm propriedades medicinais, basta encostar uma vela na parte afectada, e o doente melhora a velas vistas. Eu vou-me registar e votar no meu partido das velas. E onde não há luz de vela… meu Deus fica tão feio, tão sem coração. Nós não queremos energia eléctrica. E vamos fazer uma grandiosa manifestação nacional a exigir a luz de vela. Isso da electricidade é como do demónio. Vade-retro Satanás da electricidade. E esses que usam geradores são os sabotadores da economia, os que comprometem a segurança do Estado, devem ser imediatamente presos e atirados para os calabouços, porque se não usam a luz de vela, são também inimigos declarados da paz. A esses nem um palmo da nossa luz de vela. E tudo se resolve à luz de vela. Os grandes vitoriosos desta nação na luz de vela estão. Não há nada que temer a escuridão, a luz de vela é a solução. A luz de vela é como um farol, é a nossa tábua de salvação. Quando alguém se perder no mundo sem velas, procure uma casa iluminada por uma vela e nela encontrará o caminho da salvação. Deseja libertar-se da corrupção? Acenda uma vela. O petróleo ilumina e enriquece os nossos líderes. O poder da força da população está nas velas. E se na vida quiseres vencer, uma luz de vela terás que acender. Dos fracos não reza a história, pois não, o segredo do êxito dos fortes é a luz de vela. Estamos tão viciados na luz de vela, que prescindimos, melhor, odiamos a luz da EDEL. Entre a luz da EDEL e a das velas, nós velados já decidimos. Luz de vela sim, luz da EDEL, nunca, jamais. Se procura a sua casa incendiar, acenda uma vela e vá-se deitar.
Nos palácios sempre sem velas, a luz dos geradores resplandece, beneficiada pelos caudais petrolíferos. O petróleo ilumina-os, e a nós elimina-nos. O PIB do petróleo sobe, mas a miséria ultrapassa-o. Tudo e todos à luz de vela pressagia um gigantesco óbito nacional. Esta nação é um apagão. Governantes há muito apagados, e nós há trinta e seis anos desesperançados, desgraçados. Foi nomeada uma comissão interministerial para estudar o impacto do uso da vela em todo o território nacional. Devido às suas características peculiares, a luz de vela é uma mais-valia, um valor acrescentado, para bem-estar diminuição e combate à pobreza das nossas populações. A curto prazo, a nova vida do nosso povo agigantará muitos passos qualitativos do futuro imediato dos governados. E como medida cautelar, para que não aconteça a temida ruptura de estoques, milhões de velas importadas em breve chegarão, ou melhor, acostarão no nosso pólo principal de desenvolvimento nacional da nossa economia: adivinhou amigo leitor, o Porto de Luanda, os pulmões e o coração, o secretismo do nosso PIB das velas. Por isso esta comissão vem na hora H. Viva a nossa comissão interministerial para o estudo do impacto da vela!
Também é verdade que as velas são o instrumento especial para as emboscadas do amor. E onde há velas a luzir, está o amor a sorrir.
Existe uma intenção deliberada de destruir o que resta de Angola? Senão vejamos; o constante liga/desliga da energia eléctrica faz com que os cabos eléctricos queimem, que é o agora normal, É escavações por todo o lado. É por isso que a Edel se prepara para alterar a sua designação de actividade que será doravante, Empresa Detentora das Escavações de Luanda? É isso mesmo, a nossa Edel vai abandonar o ramo da electricidade para o da arqueologia. É mais rentável devido às inúmeras descobertas de fósseis e outras relíquias arqueológicas. Com tanta cooperação estrangeira e o abismo prepara-se para nos engolir? Milhões, biliões de dólares gastos em investimentos na electricidade, e cada vez estamos piores. Saiam do Governo e deixem trabalhar quem sabe, especialmente os que não são corruptos.
O que a luz de vela faz: Quem é o ou a mwangolé que não têm um ou uma amante? O primeiro ou a primeira que atire a primeira pedra... ou pedregulho.
A propósito: sabem o que é o PIB/PI? Não se preocupem que aclaro-os já. PIB/PI é o nosso Produto Interno Bruto da Prostituição Infantil. É que está demais. Verão daqui a pouco tempo o honroso título nas parangonas internacionais: Luanda, capital mundial da prostituição infantil. Não acreditam? É melhor que sim. É que a partir das vinte e três horas, quase meia-noite, é o fim. E nenhum governante se conduz ao TPI.
A governação quando fica eternamente no poder, é como o burro que morre de fome, quando vê um fardo de palha à direita e outro à esquerda e não consegue decidir para qual deles ir.
Olhai espoliados! Do alto das nossas contas bancárias ilegais, quase quarenta anos de corrupção vos contemplam.
Há homens que ficam eternamente no poder e quando dele apeados não deixam obras, apenas desordem e caos. Mas há outros homens que embora ausentes dele, em pouco tempo contemplam-nos com valorosas obras. Estes sim, são os verdadeiros homens, os Steve Jobs do futuro.
O motorista conduz o veículo dos Serviços Prisionais, e no trânsito engarrafado da corrupção grita para os condutores dos outros veículos que o incomodam, tal e qual como os seus inúmeros chefes históricos leninistas: «Tira daí essa merda!» Quando os chefes são por norma corruptos, até um vulgar motorista tem poderes para executar qualquer não corrupto.
Passo grande parte do meu tempo a arrancar ervas daninhas do meu pequeno jardim. Quanto mais me livro delas, outras surgem substituindo-as. Concluí então que elas também são elementos fundamentais da Natureza. Portanto, temos que saber escolher o que é melhor, mais valioso para nós. Também não é necessário explicar o que nos farão os tubarões quando nos encontramos à sua mercê. Não é por acaso que o quadro Guernica, de Picasso (1881-1973), é um dos mais valiosos do mundo.
Nasci e cresci sob uma ditadura dos resquícios nazis que me ensinava, mostrava sempre o mesmo caminho. Mais tarde descobri que afinal existiam outros, muitos caminhos. Foi quando a ditadura caiu e originou outras, tal e qual como esta que também sucumbirá porque apenas nos mostra um rumo, uma saída, um único caminho.


Sem comentários:

Enviar um comentário