quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O presidente da Guiné-Equatorial,Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, chega a Luanda


para estreitar e reforçar os laços tradicionais há muito existentes entre os dois países democráticos. Na agenda está o reforço da democracia e da liberdade com o seu homólogo angolano, José Eduardo dos Santos. De salientar que a liberdade de expressão é a tónica dominante, democrática, e a corrupção há muito que foi erradicada nestes países. Outra questão também louvável é o fim da mortalidade infantil. Angola e a Guiné-Equatorial há já vários anos que quase nenhuma criança morre, e quando tal acontece é devido a causas externas ao processo democrático em curso, muito saudável diga-se de passagem, como as brutas tempestades que teimam em deixar cadáveres por onde passam, intempestivas.
Como nota de realce, lembra-se que estes países têm oferecido o melhor dos exemplos no combate á corrupção, sendo os únicos no mundo que actualmente a extinguiram dos seus países, pelo que o futuro das suas populações augura-se promissor.
No tocante às receitas petrolíferas, outro nobre exemplo a destacar, são exclusivamente utilizadas no desenvolvimento das micro e pequenas empresas, o realce vai para a agricultura e saúde, onde se conseguiu atingir tal desenvolvimento que, imaginem, a miséria e as doenças acabaram definitivamente.
Com estes pressupostos, não restam dúvidas que a visita do presidente da Guiné-Equatorial dará imensos saltos qualitativos, evolutivos no rumo ao progresso que caracteriza estes países.
Um outro aspecto que quase nos passava, é o tocante no aspecto reivindicativo das manifestações nestes países que quase não existem, porque a felicidade dos seus povos é tão extrema que não se justificam manifestações, exceptuando as dos movimentos espontâneos e dos seus comités de especialidades que fazem avançar, arrastam as sociedades.
Sem dúvida alguma que as ditaduras são e serão para todo o sempre a melhor forma de governo conseguida. As outras democracias têm ainda muito que aprender com estas ditaduras familiares.
Bem-vindo camarada presidente Teodoro Obiang, a felicidade espera-te.
Imagem: e Teodoro Obiang a UA ORLANDO CASTRO*, jornalista – ALTO HAMA
pagina--um.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário