quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A síndroma da corrupção do nosso adulto politico


"O governo brasileiro esteve na África para acertar negócios com os governos de Angola e de Moçambique. São planos imperialistas brasileiros, para sugar mais pobres, além dos pobres que sugam aqui." Sonia Mariza Martuscelli
Nesta hora de dor e de luto endereço à Família enlutada, os meus mais profundos sentimentos de pesar pelo passamento físico da energia eléctrica. O dia e a hora do funeral serão oportunamente anunciados.
A corrupção da energia eléctrica. Devem pedir a demissão, e deixarem quem quer e saiba trabalhar
E para o negócio dos geradores florescer, muitos e muitos apagões há que fornecer.
Luanda, últimos apagões:
Ninguém consegue explicar-me porque é que a ausência da energia eléctrica e da água fazem subir o PIB? Será que é apenas por Angola ser uma excepção mundial, onde tudo é possível?
Se bem entendo, a muita miséria sempre a aumentar, significa que é uma boa causa fundamental para desenvolver o PIB? Quer dizer que onde há crescimento do PIB, há a miséria equivalente?
As ditaduras confundem-nos com as suas telenovelas do amor.
E de vigarice em vigarice se vai ganhando tempo, até dizermos adeus à energia eléctrica e à água, não é?!
Vai chegar finalmente o invento há muito esperado, desejado. O relógio com os ponteiros que se movem para trás, para o passado. Os ditadores corruptos já organizam brutas festas. Desta vez é que é, a eternidade está-lhes garantida.
Em todo o mundo é: e não só de pão vive o homem. Em Angola é: e só de corrupção vive o homem. Com a nomenclatura não vivemos, sofremos. Quanto mais tempo no poder, mais miséria vamos ter.
Quem comete um erro pela primeira vez, é normal. À segunda vez é idiota. À terceira é super-burro, e à quarta vez é... incurável. Entenderam a analogia com a nossa governação quaternária?
Apologia da corrupção em Angola: Nesta sem natureza tudo se perde, tudo se evapora.
Todos os dias das nossas vidas são fraudulentos. Vivemos numa quarentena de fraudes
Nunca poderei conceber um jardim zoológico sem animais. Há animais humanos que nele fariam uma boa apresentação, e o engrandeceriam. E que tal criarmos um jardim zoológico só para humanos irracionais?
07.20 horas. Impressionante. Abri a porta da varanda, assomei-me nela e um forte cheiro a gasóleo invade-me a respiração. Quer dizer, o Poder gaseia-nos. Este também é mais um crime para acrescentar à lista do TPI? Onde estão os partidos políticos, onde estão as manifestações correspondentes?
Até a língua já entrou nos circuitos da corrupção? Se não dominas “minimamente” a língua em que escreves, então não o faças, porque corres o risco de ninguém entender a mensagem que pretendes transmitir. Não te dás conta, mas a zombaria perseguir-te-á e apenas num incómodo te tornarás. Ficas igual ou pior que aqueles que neste momento dirigem o leme da jangada em que Angola navega no mar dos iletrados naufragados.
A fé move montanhas, a corrupção destrói-as.
O maior erro das nossas vidas é confiarmos nos políticos. Eu também sou daqueles “parvos” que arriscou a vida para que os iluminados atingissem e se mantenham no poder, me humilhem, e me escravizem.
Parafraseando: quando os bons emudecem, só o alarido dos déspotas ecoa. E a Família proclamou: faremos de Angola uma grande catástrofe nacional.
E qualquer história infantil começa sempre com o, era uma vez, neste tempo de mudanças, e nós sempre para trás.
Advertência: evitem ao máximo o consumo do uísque JP. É que depois de consumido, o nosso cérebro fica de tal modo inebriado que dá-lhe para… bajular sem se cansar.
Paradoxo: Luanda. Os fiscais do GPL – Governo da província de Luanda, atarefam-se na espoliação de pobres mas honestos vendedores nas ruas, até as cadeiras e bancos onde se sentam lhes espoliam. Não entendo o porquê da farda deles ser negra, será para imporem o terror Nazi? Porque é que eles não espoliam os podres de ricos corruptos que nos governam?
Meditação petrolífera: O petróleo é a nossa desgraça, ou quem nos governa é que é desgraçado?!
Porque é que os partidos políticos maioritários ganham sempre as eleições fraudulentas por maioria qualificada/absoluta, quase por cem por cento dos votos, não é?! E depois afirmam categoricamente que as eleições foram livres, justas e transparentes? E sabendo todo o mundo que esses partidos políticos ganham sempre, invictos, os correspondentes campeonatos mundiais da corrupção? Significa que o Mundo é todo corrupto, claro, fácil e elementar meu caro leitor?
E eu, o proprietário da empresa unipessoal Angola, espalharei a miséria por toda a parte, porque essa é a minha arte.
Pelas evidências, cada vez me convenço mais de que por Angola há demasiados vendedores ambulantes de petróleo.
Outro paradoxo: Angola tem dinheiro mas não tem fornecimento de energia eléctrica e de água. Pelo contrário, Portugal não tem dinheiro mas tem energia eléctrica e água vinte e quatro sobre vinte e quatro horas.
A história da civilização humana é a história das corridas ao ouro, ao eldorado. No fundo é como as piranhas que são atraídas por umas gotas de sangue. E o nosso pastor de um diminuto rebanho de ovelhas ranhosas, e de um vasto rebanho de cordeiros que caminham irremediavelmente para o abismo das centralidades. Está que mais que provado que o nosso problema não é de rebanhos, é de apenas um péssimo pastor.
E o mais extravagante é que ainda nos pedem, apelam à nossa educação patriota de apátridas para fazermos sacrifícios como no tempo dos Maias, em que para aplacar a tormenta de qualquer coisa se exigiam sacrifícios humanos. Tantos séculos passados e nós tão ultrapassados.
E Angola não é a Síria, nunca o será, porque é muito exaustivamente violenta e virulenta.
A exposição de ideias é estar na política. Nunca se esqueça amigo leitor: aquele que fala que não gosta de política, está de facto a exercer um acto político, a sua política. Tudo o que vemos e fazemos e demais actos, é tudo política. Caminhar à sorte, ao acaso do ocaso do destino, não é caminhar, é patinar, é mais o queimar da mental sobrevivência.
A nossa eterna fonte da juventude é o amor.
E de repente paramos como que alertados por uma força misteriosa que nos impõe uma descoberta. E como que salta-nos, assalta-nos uma faísca na nossa mente. Sentimo-nos possuídos por algo que nunca antes entendemos, meu Deus que será isto?!, perguntamo-nos frenéticos. E olhamos e nada nos parece surpreender. Lá está o incerto virtuosismo da multidão no prometido estertor, há milénios ansiosa pelo prometido libertador. As multidões saem mecânicas, messiânicas das prisões do lar para as outras do labutar. Vegetam no assédio dos anúncios que lhes prometem uma vida melhor, muito saudável. Será que conseguirão reencontrar os ultrajados e milenares labirintos do amor que os vampiros nos sugam? Reneguem, abandonem tudo, o ser humano concebe-se com amor, e com ele deve continuar. A nossa eterna fonte da juventude é o amor.
Nem só de petróleo vive o homem.
Os nossos pássaros voam e poisam de árvore em árvore, e nelas deixam o sentimental ninho. Nunca vivas o presente, vive sempre no futuro.
O Universo e tudo nele contido estão em transformação permanente, as ditaduras não, são contranatura. Deus é uma perfeita invenção humana, porque só os humanos falam dele.
Há neste reino muitos ditadores confessos que têm toda a razão na invocação do poder eterno. E consolam-se porque Deus também está eternamente no poder.
De qualquer modo a hipocrisia global venceu mais uma vez. Também é verdade que a manipulação global é um caso adquirido, e nós já não fazemos parte das peças do jogo de xadrez. Agora somos cadáveres no cemitério global. Somos tumbas, já não estamos vivos, mas sim bem mortos.
Quando se está nas últimas consequências, vale tudo, qualquer subterfúgio, sortilégio, maleita, feitiçaria. O mais importante é angariar o máximo possível de manobras de diversão para ganhar tempo. Repito mais ou menos o tema anterior do relógio: infelizmente os fabricantes de relógios cometeram um grave erro nos ponteiros dos relógios. É que deveriam deslocar-se da direita para a esquerda, e não ao contrário. É por isso que o tempo anda para a frente, e não: ó Tempo Volta pra Trás, etc.
Quantos mais disfarçados de jornalistas ainda nos atormentarão com as suas penas enferrujadas nos sanguinolentos punhais dos seus comentários aos sempre mesmos acontecimentos da bajulação à corrupção?
Alguns querem ir mais além, mas a cabeça não lhes dá. Querem voar mas as asas neuronais dos seus cérebros engarrafam-se, despistam-se no trânsito da imbecilidade. Imaginem um navio que já encalhou várias vezes sempre com o mesmo comandante, o mesmo imediato e a mesma tripulação. Depois de navio novo comprado, o outro já não dava, com imensos rombos reparados não oferecia segurança à navegação, o mesmo comandante, com a mesma tripulação e imediato preparam-se para levantarem âncora. Pergunta-se: o que acontecerá ao novo navio?!

Imagem: Estou começando a acreditar que o petróleo é uma desgraça. Veja só.
blogdoparaiso.blogspot.com

1 comentário:

  1. DE Facto são dizeres muito esclarecedores de uma vez que a maioria só passam noites e dias nas lojas de biras como se tem dito em angola,e assim o petroleo vai e nos tornando cada vez mais pobre e enriquecimento dos outros...

    ResponderEliminar