sábado, 8 de março de 2014

Petróleo é cultura erudita e oficial





República das torturas, das milícias e das demolições
Diário da cidade dos leilões de escravos

13 de Janeiro
Não me digam que isto também é chauvinismo. Há longo tempo que ando a acompanhar a vinda de portugueses para Angola. E espanta-me a facilidade com que eles conseguem emprego. Significa que já há corporações que dominam a vida do emprego, especialmente em Luanda, quadrilhas de aventureiros que nem os salários pagam aos mwangolés, agem como se isto já fosse deles. Como é possível?! Evidentemente que não se está contra a vinda dos engenheiros e similares para Angola, não é nada disso, muito pelo contrário, agora qualquer um chega, e continuam a chegar, e devido a isso não conseguimos empregos, pois está tudo em poder deles. Quem está por trás de tal monstruosidade, pois que os mwangolés com que habitualmente converso dizem que isto é um tremendo risco, porque, por exemplo, os assaltos vão aumentar, porque já somos muitos, muitos milhares de desempregados cujo número o Governo não divulga, mantêm-se cúmplice. E o mais curioso é que não vejo ninguém debater isso por aqui, porquê?!
Mwangolés, entendam o que se passa actualmente em Angola: “A colonização francesa na Argélia foi de povoamento, os pieds-noirs, ganhavam ou compravam as terras expropriadas dos nativos, processo esse regulamentado pela Lei Warnier de 1873. Segundo Sartre (1968 a, p.27),  “em 1850 o domínio dos colonos era de 11 500 hectares. Em 1900 de 1 600 000; “em 1950 de 2 703 000”. Assim os nativos vão sendo empurrados para as suas áreas mais improdutivas e desérticas, sendo que os franceses desestruturavam a economia argelina: nas terras onde antes eram plantados cereais para comer, os colonizadores plantaram videiras para a exportação de vinhos. Sartre (1968 p, 27) afirma que: “ […] o Estado francês entrega a terra árabe aos colonos para criar-lhes um poder de compra que permite aos industriais metropolitanos vender-lhes seus produtos; os colonos vendem aos mercados da metrópole os frutos dessa terra roubada”.”  
Quantos mwangolés hoje fizeram trabalho escravo? E nos próximos dias?
Filipa Câmara E Sousa. “Boa tarde! Alguém sabe de empresas/agências que tratam da vinda de babás asiáticas para Angola? Obrigada.” In Portugueses em Angola
O problema do mwangolé é o seguinte: quando é nada, finge grande amizade para atingir os seus objectivos, muito humilde saca tudo o que puder deles e depois quando alcança uma boa posição, com três carros, uma bruta moradia, estadias no Dubai, etc, os amigos? Despreza-os completamente! Esse mwangolé é uma merda e infelizmente é o que abunda por aí. Estamos mal, muito mal, mas é isso a actual angolanidade.
Creio que o melhor jogador do mundo é a nossa zungueira, que consegue driblar tudo o que é farda que a persegue, remata-lhes e marca-lhes espectaculares golos.
14 de Janeiro
Estamos em 2014… e há ainda quem faça fábrica de funji nos apartamentos dos prédios? E destruindo se constrói um país?
Os “Portugueses em Angola” e a cura milagrosa do paludismo? Glam Deejay. “evitar chinelos e calçoes a noite... pois esses mosquitos so atacam de noite.... e gostam particularmente de pés... abusar de ar condicionado nos espaços fechados ... os difusores eletricos para espaços fechados tb funcionam bem...
Agora, repelentes, ajudam mas ainda nao vi um realmente eficaz...”
O trabalho escravo liberta o mwangolé?
Manos e manas! Esse trabalho escravo – essa conquista da nossa independência – diminui ou aumenta a fome? Quantos mwangolés morreram hoje de fome? E devido a isso – a fome – quantos enxames de crianças aguardam por uma consulta médica para lhes diagnosticarem que o motivo das doenças é a subalimentação, a fome?
Quantos estrangeiros e angolanos proprietários ilegítimos das explorações petrolíferas transferiram avultadas somas de dólares para as suas contas bancárias no estrangeiro? E quantos angolanos, angolanas e as suas crianças hoje passarão fome sem um mísero kwanza?
A escravatura em Angola está legalizada ou não? Se sim, para quando a carta de alforria para os escravos?
15 de Janeiro
Sinto-me como o Robinson Crusoe, náufrago numa ilha abandonado à espera que um navio chegue e me liberte para a civilização, porque isto aqui de civilização não tem absolutamente nada! Terei que me unir à multidão de assaltantes – além da corrupção, a única coisa que funciona - para sobreviver?
Mas porque será que qualquer merda de estrangeiro – que nem trabalhar sabe – chega aqui, rápido arranja emprego com mordomias – esses pretos são macacos, dizem – e um gajo aqui com bwereré de conhecimentos e experiência não consegue?
E como os portugueses desde Dezembro que não pagam aos mwangolés, nem sequer têm a hombridade de lhes dizerem quando, aliás mais mwangolés estão nessa insana escravidão, o jovem mwangolé conseguiu desencantar algumas moedas para comprar pão. E amanhã? E um mwangolé mais exaltado – como todos os mwangolés - furioso, que mais se pode desta merda esperar?: «Porra! Esses gajos, eu vou lá ter com eles com uma pistola e dou-lhes um tiro na cabeça!»
Jesus Cristo disse: Só a verdade nos liberta. O mwangolé diz: Só a bebida nos liberta.
Descartes disse: Penso, logo existo! O mwangolé diz: Bebo, logo existo!
16 de Janeiro
A actividade principal dos portugueses em Angola consiste em não pagar os salários aos – como eles dizem – macacos angolanos e outras sevícias para que eles se libertem da escravidão da fome. E depois os gajos mandam colocar no Jornal de Angola anúncios: ABANDONO DE TRABALHO, e logo em seguida pelos canais da renovação estalinista como em 1975, mandam vir a corja estalinista para ocuparem os lugares vagos, dos tais do abandono de trabalho! E ninguém tem coragem de denunciar mais estes abjectos crimes praticados pelas forças do mal.
Logo que o Club-k-net noticiou a demissão da direcção dos SME – Serviços de Migração e Estrangeiros, um português ousado – honra lhe seja feita – lincou-o no Portugueses em Angola, no Facebook. Creio que apenas lá esteve dois dias, e ninguém clicou gosto ou comentou, num universo de 17.000 portugueses, os estalinistas portugueses que administram esse sítio já o apagaram. A questão é muito simples: que pretendem esses portugueses em Angola? O regresso ao comunismo ortodoxo? É assim que começam os regimes totalitários: lentamente, uma pequena corja controla a informação e depois transformam-na numa feroz ditadura. Mantenham-se atentos!
Comentário de uma mais velha: se nós fossemos colonizados pelos franceses ou ingleses estaríamos muito evoluídos. Então, os zairenses (da RDC) não são mais evoluídos que nós?
17 de Janeiro
E o gatuno que roubou a pasta da mais velha, quase uma semana depois aparece-lhe e começa a falar de assaltos: «Mamã fui assaltado!» «Eu também, quase há uma semana!» E o gatuno: «Mamã, te roubaram a pasta que só tinha lá uma bíblia?» «Sim, é isso mesmo!» E o gatuno foi de saída, e a mais velha fica pensativa e de repente uma faísca sacode-lhe o cérebro: «Oh! Como é que ele sabe que a minha pasta só tinha uma bíblia? Oh! Ele é que é o gatuno!»
E fez-se escuridão, desligaram-nos a luz das 15.00 até às 19.02 horas.
18 de Janeiro
E os brancos na plantação ensinavam aos escravos como se cortava e depois se preparava a cana do açúcar, mas não lhes ensinavam como se libertarem.
Os homens brancos inventaram o trabalho escravo para enriquecerem rapidamente. E alguns angolanos copiam-nos.
19 de Janeiro
Nuno Brito. “Para teres alguma páz tens de fazer 100kms e ir para cabo ledo. E convém ir em grupo pois assaltos vão existir enquanto a População passar fome.” In Portugueses em Angola

Sem comentários:

Enviar um comentário