Utopias e distopias são poderosos exercícios de
imaginação que nos ajudam a compreender os erros dos atuais modelos políticos
Por José Eduardo Agualusa, do O Globo
geledes.org.br
Comemoram-se este ano os 500 anos da publicação
da “Utopia”, de Thomas More. A data está a servir de pretexto para uma série de
iniciativas, não apenas para lembrar More e a sua obra, mas também (ou
sobretudo) para celebrar a ideia de utopia. Utopias e distopias são poderosos
exercícios de imaginação que nos ajudam a compreender os erros dos atuais
modelos políticos e a projetar e construir melhores modelos.
Atravessamos tempos convulsos. Tempos de
incerteza. Depois de Barack Obama, um modelo de elegância e inteligência,
concorde-se ou não com as suas ideias, ninguém acreditava que os EUA pudessem
regredir até alguém (alguma coisa) tão ruim quanto, por exemplo, George W. Bush — e foi então que surgiu Donald Trump.
No início parecia apenas um pequeno erro do sistema, um divertimento antes da
ação a sério, como os palhaços, no circo, antecedendo a entrada dos
trapezistas. Agora começa a parecer-se com o que sempre foi — um pesadelo.
No Brasil, cujo processo de democratização
acompanhei com entusiasmo, que vi crescer, prosperar, vencer a inflação e o
desemprego — antes da crise atual —, há quem saia para as ruas clamando pelo
regresso dos militares. Olhando a partir de fora custa a compreender. Olhando a
partir de dentro custa ainda mais.
Desistir da democracia porque
alguns políticos são corruptos é como cortar a cabeça para acalmar uma
enxaqueca. As ditaduras tendem a ser muitíssimo mais corruptas do
que as democracias. A diferença entre uma ditadura e uma democracia, no que diz
respeito à corrupção, é que numa democracia os corruptos nem sempre conseguem
dormir, com receio de que polícia lhes entre em casa a meio da noite, enquanto
numa ditadura são as pessoas honestas que não conseguem dormir — com receio de
que a polícia lhes entre em casa a meio da noite. Uma democracia é tanto mais
avançada quando mais capaz for de combater a corrupção e, em particular, a
corrupção no mundo da política. Creio mesmo que uma democracia é tanto mais
avançada quanto menos ricos forem os seus políticos. Gosto da Holanda porque o
primeiro-ministro vai para o emprego de
bicicleta. Amo Cabo Verde, entre tantos outros bons motivos, porque o governo
fica na Praia, e porque, entrando num boteco qualquer, nunca saberemos se o
sujeito sentado ao nosso lado, tocando cavaquinho, é um humilde pedreiro ou o
presidente da República.
Não há ditaduras boas, da mesma forma que não há
doenças boas. Há democracias avançadas e vigorosas e há democracias em crise,
democracias frágeis, democracias necessitadas de um novo começo. O que não há
com toda a certeza é democracias que possam ser substituídas com proveito por
uma qualquer ditadura. Nenhuma democracia é tão má que consiga ser pior do que
a melhor ditadura.
Quando se analisam, à distância de séculos,
tempos de incerteza e convulsão verifica-se, tantas vezes, que estes assinalam
importantes avanços na História. As pessoas que acordaram em Paris, naquela
manhã de 14 de julho de 1789, não podiam imaginar que os confrontos desse dia,
que culminaram na tomada da Bastilha, iriam dar origem não só a mudanças
políticas fundamentais, mas, mais importante, a alterações positivas de
mentalidade, em particular ao enraizamento da noção de que todos os homens
nascem livres e são iguais em direitos e deveres. Para muitos franceses aqueles
foram dias de puro terror. Dias em que um mundo acabou. Mas hoje, olhando para
trás, o que vemos é um mundo novo a começar.
Tempos como aqueles que vivemos são susceptíveis
de engendrar monstros. Contudo, também são capazes de gerar sonhos enormes e
poderosos. Mais do que nunca é urgente revisitar utopias antigas e projetar
novas. A obra de Thomas More inspirou, entre outros, Pierre-Joseph Proudhon, um
dos pais do anarquismo. Mesmo quem nunca ouviu falar em Proudhon conhece
certamente a mais famosa das suas proclamações, “a propriedade é um roubo”, e
muitos a repetem, ainda que a não compreendam. Algumas das ideias
antiautoritárias de Proudhon são hoje mais atuais — e menos “utópicas” — do que
quando este as produziu.
O comunismo morreu e o capitalismo ameaça
matar-nos a todos. A corrupção da classe política, as crises de refugiados, o
aquecimento global, tudo isto são problemas decorrentes da própria natureza do
sistema capitalista. É urgente procurar outros caminhos. Sonhar não é loucura.
Loucura, hoje, é não sonhar. Na certeza, porém, de que esses caminhos, esses
sonhos, só podem ser encontrados por meios pacíficos e democráticos. A
democracia, essa utopia primordial, não pode ser posta em causa. Todos somos
poucos para a defender.
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