quarta-feira, 6 de agosto de 2014

18-24Jul14. República das torturas, das milícias e das demolições





Diário da cidade dos leilões de escravos

18 de Julho
O estrangeiro chega, paga salários de miséria e escraviza os mwangolés de acordo com as leis em vigor na RPA- República Popular de Angola, e embora “nesta terra de pretos” quando cai num microfone das rádios e televisões do Politburo, enche o peito e diz em prosa: Cheguei faz pouco tempo em Angola. No início comecei com dois trabalhadores, agora já tenho quase sessenta. Movimento milhões de dólares, em Angola sou um empresário de êxito muito empreendedor.
Ouvi na Rádio Ecclesia uma voz feminina a falar sobre a onda de criminalidade no bairro paraíso no Cacuaco, arredores de Luanda, quando abordou a base familiar deu-me vontade de rir de asco. Base familiar? Então, se a nação não está construída – está destruída – nunca será possível falar de base familiar. Ninguém é capaz de apontar o dedo para as reais causas que destroem os angolanos, uma delas – a principal – é a corrupção. Assim estamos sempre na mesma e nunca sairemos deste atoleiro.
Dizem-me que no Hospital Américo Boavida, em Luanda, está como os alemães na segunda guerra, quando no cerco de Leninegrado morriam quatro mil pessoas diariamente.
19 de Julho
Pela manhã os fiscais caíram em cima de tudo o que é vendedor de rua, a maioria são vendedoras, claro. Carregaram-lhes com tudo, os carros iam bem cheios. Não perseguem os corruptos porquê? Pois se sabe muito bem quem eles são. Isto vai de muito mal a muito pior, e os preços sobem e os corruptos nada dizem, ninguém prendem.
Mais uma vez sem água, pudera, ela está tão corrompida que não consegue sair das torneiras.
Amanhã serão vinte ou mais horas sem energia eléctrica. Disseram que vão aumentar – até deram uma conferência de imprensa – a potência da barragem de Capanda. Luanda ficará pior que o Vietname, com milhares de geradores em funcionamento, pior que uma cidade chinesa poluída. Milhares de crianças respirarão fumo que fará com que fiquem com problemas respiratórios graves e mais tarde cancerosas, os idosos, qualquer ser humano sentirá o abraço da morte. E ninguém se incomoda com isso, pois os pensamentos concentram-se nos dólares do petróleo e os estrangeiros na exportação da morte, que chegam de tão longe na procura do dinheiro caído do céu, quando na realidade estão facilmente expostos à morte.
Já há vários dias que a Internet funciona irregularmente. Pretende-se fingir que tudo funciona, mas na realidade nada funciona.
E o tuga perguntou na funcionária mwangolé se queria trabalhar ou estudar. Foi mais longe, mais preciso: «Escolha entre trabalhar ou estudar”. E a funcionária disse que preferia estudar e abandonou o tuga e a empresa, e assim se concluiu mais um subterfúgio para criar emprego para mais uma portuguesa.
São tantos os atropelos à dignidade humana praticados, como se andassem à caça de animais selvagens, que nesta cidade a vida do ser humano não tem valor, aniquila-se facilmente.
20 de Julho
Afinal a energia não faltou em Luanda. Não vale a pena perder tempo com malucos.
Sim, é verdade! Angola e Moçambique lideram o crescimento da miséria. Este mundo agora anda ao contrário, onde há miséria diz-se que há crescimento, onde há riqueza diz-se que há miséria.
E os mwangolés dizem dos portugueses e brasileiros que, essas raças não prestam.
A corrupção é como a guerra, destrói pessoas, países... destrói tudo.
21 de Julho
Para obter a nacionalidade angolana é muito fácil: “Já me disseram que houve quem pagasse "milhares de dólares" pelo bendito parecer (???!!!). Alguém com experiência recente na matéria poderá esclarecer-me, ou indicar os passos a seguir”. In Rui Jorge. Portugueses em Angola. Facebook
22 de Julho
Uma kinguila para a outra: vou mas é na minha igreja pedir para que Deus me tire a comichão… ah! Os homens são uma merda!
E o vice-almirante muito conhecido pela sua eloquência dizia-me que: «Olha! Eu nunca vi um mestiço nos contingentes da Marinha que combatesse. Nem um!»
23 de Julho
“Termo de doação de terreno. SID-Sociedade Imobiliária de Desenvolvimento, S.A … Lote 4, com a área de 5219 m2… sito na comuna da Funda, Município do Cacuaco, em Caope Velha … deliberaram, na Reunião de Assembleia Geral de 4 de Dezembro de 2012, doar o referido Lote 4, preferencialmente à Igreja Metodista Unida de Angola … O Lote doado tem o valor comercial de 1.000.000 USD. (Um Milhão de Dólares Americanos) ” In Jornal de Angola, 25 de Junho de 2014.
Folheto de propaganda distribuído nas ruas: terrenos residenciais e comerciais. Terrenos de 600 m2 (20x30). Áreas comerciais. Escola. Centro Médico. Supermercado. Bomba de Combustível. A pronto USD 16.500. A Prazo, entrada + mensais. Venha conhecer. Luanda Leste. Parque residencial. Projecto Nova Vida, Rua 21, Casa 697 (esquina com a Rua 54)
24 de Julho
Aumentou a esperança de vida no mundo, dizem por aí. Mas em Angola as crianças quando nascem não têm nenhuma esperança de vida, excepto as do petróleo. As populações lotam os hospitais também sem esperança de vida. Só os lordes do petróleo e os estrangeiros têm direito à esperança de vida.
E Angola deu um grande passo em frente – nisso é espectacular, é exímia – na alavancagem em todas as estruturas que movem um país. Recebeu um sopro da liderança congénita. Por decreto presidencial, Angola entrou no concerto das nações mais desenvolvidas do mundo com o estabelecimento da civilização das barras de ferro. Porque, conforme trabalhos publicados nas revistas científicas da especialidade, são o suporte, o garante do futuro do faroeste radioso que nos espera.
Porque será que o Ministério da Saúde não envia o carro da pulverização insecticida, vulgarmente conhecido por carro da tifa – isto é uma coisa muito complicada que envolve alta tecnologia e só os estrangeiros dominam esse ramo da saúde e por isso é necessário importá-los e enquanto isso… tem que se criar brigadas especiais de remoção de cadáveres – para acabar com os mosquitos? Porque pretendem a exterminação dos mwangolés para que os estrangeiros ocupem Angola sem constrangimentos.
Na tal empresa de informática gerida pelos brancos tugas, o mwangolé está há quase um ano sem receber o subsídio de férias. Várias vezes abordou os “embora nesta terra de pretos”, e a resposta é: «Espere!» Mas, para os “embora nesta terra de pretos” há sempre dinheiro para transferirem os seus milhares de dólares para Portugal.
Já caminho para a Rádio Kairós. Nesta Rádio fiquei a saber que as calemas que assaltaram a Ilha de Luanda causaram estragos nos carros. Outra vez a ditadura dos padres da Rádio Ecclesia, não!
Ainda e sempre as barras de ferro: a introdução das barras de ferro em Angola deve-se à genialidade de alguns homens que nasceram e foram baptizados no mar de petróleo, por isso são extraordinariamente inteligentes, de visão e arquitectura política inigualáveis. Há homens que nascem predispostos para liderar com barras de ferro, a história da morte os celebrará. As barras de ferro são o vector, o foco do desenvolvimento económico. A centelha petrolífera que ilumina as façanhas dos arquitectos da paz sempre em estado de guerra. Sem barras de ferro não existirá Angola, nem angolanos. E será criado o movimento espontâneo das barras de ferro.
Sem homens sagazes, de mérito, Angola não conheceria, não teria o progresso da arte e da ciência das barras de ferro. E quem não tiver argumentos, argúcia, quem não sabe viver em conjunto com o próximo, quem não sabe nem deseja a democracia, amiúde impõe à força a sua fraqueza, impondo a lei marcial das barras de ferro. As barras são o lídimo projecto dos direitos humanos em Angola, a vitória da democracia. Que Deus e as igrejas santifiquem tais deuses venturosos seus descendentes.


Sem comentários:

Enviar um comentário