quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Manifestação em Luanda (21Ago14) frente à PGR sobre os garimpeiros das Lundas







Facebook

Neste momento (14 horas) em frente à PGR (do lado do passeio do Instituto do SIDA), uma manifestação espontânea apelando à solução HUMANA para a situação dos garimpeiros nas Lundas.

A manifestação durou apenas 5 minutos e os ativistas estão neste momento a ser detidos

Neste instante (14:05) diante da PGR. Momentos da aproximação da polícia. Agente Matias José a comandar a operação

14:16
Acabam de desembarcar na 4ª Esquadra os ativistas que pediam que se tratasse com humanismo o povo Lunda!
Na 4ª esquadra (Ingombota) o Comandante Morais da Silva está a interrogar os ativistas. Se alguém tiver um telefone daqueles que grava conversa, faça o favor de ligar para o Comandante da Divisão da Ingombota (Carike) e pergunte sobre a razão da detenção dos ativistas. Que lei terão eles violado. Eles mandam sempre os subordinados assumir as despesas da casa, é preciso começar a responsabilizá-los diretamente. O número do Cdte Carike: 923 40 52 80
ULTIMA HORA
Os activistas Rolim Rebelo Montenegro, Dago Nível Intelecto, Rid Miguel, Laurinda Gouveia e Rosa Conde "Zita", acabam de ser detidos e levados pela policia para a quarta esquadra enquanto faziam um protesto expontâneo em frente ao Edidificio do Ministério da Justiça.

O Protesto é sobre as violações dos direitos humanos e tortura contra os garimpeiros nas províncias das Lundas.

A Policia está a usar da intimidação e violência contra os activistas. Foram obrigados a subir no carro da policia e Dago foi esbofeteado e violentamente empurrado para dentro do mesmo. Estão a ser ameaçados de morte e outras intimidações neste momento da quarta esquadra, no Município da Maianga.

O Protesto teve inicio as 13h30

Na 4ª Esquadra os jovens recusam-se a dar os seus dados até que lhes seja comunicado o seu estado oficial: se são detidos, se estão "retidos"... até que isso seja feito, eles fazem finca-pé e não se identificam.

Conheçam os vossos direitos, REIVINDIQUEM-NOS!

Bravos guerreiros ativistas!

Se estás na Ingombota/Maianga e amas a liberdade, dirige-te a 4ª ESQUADRA (perto do BFA) agora e vai exigir a libertação dos ativistas que se batem por uma Angola mais digna para todos.

Um pouco de solidariedade cai sempre bem!
Para quem não pode deslocar-se à 4ª Esquadra e pedir satisfações acerca dos companheiros ilegalmente retidos, façamos o favor de inundar o telefone do Cdte Carike de telefonemas e SMS a perguntar se os seus homens são treinados para cumprir a lei ou a ordem superior e que ele esclareça rapidamente a razão da "retenção".

O número do Cdte Carike: 923 40 52 80

A Elizabeth Campos Andre  já ligou e ele diz que "não sei de nada, estou na escola". Vamos fazer com que ele perceba que quando se meter com ativistas não vai ter paz!
acabou de ligar para o Cdte Carike e este atendeu-lhe com os seguintes modos:

"meu senhor va a quarta esquadra e pergunte o crime que pesa sobre os teus amigos" desligou.

Vocês "ouviram", foi o Comandante que sugeriu. Vamos lá perguntar?
OS MANIFESTANTES ESTÃO SOLTOS E DE REGRESSO A CASA.

Trimm, trimm... "alô? ... sim... sim... sim chefe, tá bem chefe"

"Jovens, pronto, podem ir embora para casa, vamos só por favor deixar aqui os vossos dísticos para podermos usar como evidência".

A pressão resultou. VIVA A CIDADANIA!
Momento da liberdade (30 minutos depois da detenção ILEGAL)
"Xau yá? Até logo... missão cumprida por hoje" 











Sem comentários:

Enviar um comentário