domingo, 24 de agosto de 2014

Diariamente estão a ser detidos cidadãos de várias nacionalidades, mas maioritariamente portugueses






Ricardina Borges
Atenção aos milhares de vistos falsos tratados em Angola e que têm levado à detenção de inúmeros cidadãos.

Ricardina Borges
Boa noite Ricardo Rocha. Colocada a questão, tenho a informar o seguinte: estão neste momento já identificados milhares de Vistos de Trabalho emitidos em Angola e que , tendo sido obtidos de forma fraudulenta, são considerados ilegais. Contrariamente ao que foi aqui afirmado nalguns comentários, os cidadãos portadores destes vistos são detidos, quer estejam a entrar ou a sair do país. Tenho acompanhado dezenas de casos que contemplam as duas situações. Muitas pessoas ficaram com as férias estragadas, pois foram impedidas de embarcar e ficaram detidas. Mais uma vez chamo a atenção para tratarem da obtenção dos vistos pelas vias legais e seguindo os trâmites estabelecidos. Diariamente estão a ser detidos cidadãos de várias nacionalidades, mas maioritariamente portugueses. Aconselho quem esteja nesta situação, a dirigir-se ao SME e procurar regularizar a sua situação. Acreditem que serem detidos, passarem dias ou semanas no Centro de Detenção do Km. 32 não é nada agradável, além de todas as outras consequências a que estão sujeitos em termos de penalização.

Ricardo Rocha
Boa tarde,
Queria lançar aqui uma questão sobre os vistos de trabalho que alegadamente foram cancelados estes dias...
Constou-se-nos que vários vistos de trabalho emitidos em Angola (legal e ilegamente) foram cancelados (temporariamente?!) e que os portugueses que saiam do país podem não ter problemas na saída mas quando regressarem têm como destino a cadeia até que seja clarificada a sua situação.
Alguém pode confirmar?

Isabel Fernandes
Seguindo o conselho da mesma todos os que tem visto de trabalho emitido em angola devem dirigir se ao SME para verificar a situação do mesmo

Ricardo Rocha
Pois mas não se trata de sair ilegal. O visto está emitido no passaporte legalmente. O que não é prática normal é a emissão de tantos vistos em Angola porque devem ser emitidos no país de origem... Como foram supostamente cancelados fica-se na situação de ilegal? Ou seja, vai agora de férias, passa no aeroporto normalmente e quando regressar não entra?

Telma Oliveira
Supostamente o passaporte tem que estar na defa. Vao sair, tirar passaporte novo em Pt e tentar voltar. Chegam e são presos.
Sara Ramos
Todos os vistos emitidos em angola a defa sabe que foram emitidos por vias ilegais. Todos os vistos emitidos sem qualquer documentaçao de suporte serão considerados falsos. E as pessoas podem sair mas quando tentam entrar sao encaminhadas para aquele sitio onde ninguem quer ir!

Joao Alberto Lima
Uma grande parte dos vistos de trabalho emitidos em Angola são ilegais, as pessoas só se apercebem quando saem do país e no regresso são barrados pelo SME no aeroporto. Todos os vistos de trabalho são obrigatoriamente passados pelo Consulado/Embaixada do país de origem.
Sei de um caso de um português que foi inclusive detido no aeroporto, levado a tribunal acusado de falsificação de documentos, teve que pagar uma multa de muitos milhares de Kazan e foi deportado para Portugal não podendo nunca mais entrar em Angola.

Por: Ricardina Borges em Sme

Por ter neste momento percepção da real situação em Angola, em que está em causa a emissão de milhares de Vistos de Trabalho considerados falsos, informo e alerto para o seguinte:
Como é do conhecimento geral, o Visto Ordinário não permite ao cidadão o exercício de qualquer actividade remunerada (leia-se trabalhar).
Este é um recurso que tem vindo abusivamente a ser utilizado pelas empresas e pelos trabalhadores para entrarem em Angola e começarem a trabalhar (ilegalmente).
Recordo que, tanto a empresa como o trabalhador sabem que estão a praticar um acto ilícito e como tal, punível.
Estando o trabalhador em Angola, ao abrigo do Visto Ordinário, tratam algumas empresas (leia-se muitas) da obtenção dos Vistos de Trabalho cá em Angola.
Utilizam "canais" e pagam "fortunas".
É do conhecimento geral que os Vistos de Trabalho têm de ser requeridos no país de origem dos trabalhadores, junto das Missões Consulares (leia-se Consulados).
Apenas em situações muito específicas e de carácter muito excepcional (ex: quadros técnicos altamente qualificados e ligados a projectos ou obras considerados de grande relevância para o Estado), podem os Vistos ser emitidos em Angola, mas mediante autorização do Sr. Ministro do Interior.
Constatamos que praticamente todos os Vistos de Trabalho emitidos este ano em Angola não se inserem nesta excepção, não foram autorizados pelo Ministro do Interior, o que significa que são considerados tratados de forma fraudulenta e falsos.
A cada dia que passa são detidos cidadãos estrangeiros com Vistos de Trabalho que pretendem entrar ou sair de Angola.
A consequência imediata é a detenção e apreensão dos documentos. Consequentemente, a expulsão do País.
Não vos vou falar das condições do local onde ficam detidos. São tratados com respeito mas as condições não são as melhores. Depois é a humilhação, a ansiedade e o receio do que vai acontecer a seguir.
Por tudo isto, recomendo a todos os titulares de Vistos de Trabalho emitidos este ano e tratados em Angola e que pretendam sair ou entrar no País, que procurem junto dos Serviços do SME apurar a sua autenticidade e legalidade.
Por último, recomendo a todos que tratem sempre destes assuntos pela via legal, junto das Entidades competentes. Não correm riscos, não são "roubados" e não se sujeitam à situação desagradável e penosa de serem detidos e expulsos de Angola.

Portugueses em Angola. Facebook
Imagem: rr.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário