quinta-feira, 14 de agosto de 2014

25-30 Jul14. República das torturas, das milícias e das demolições





Diário da cidade dos leilões de escravos

25 de Julho
No dia 24 mais um surto de energia eléctrica, quero dizer, mais um apagão das 00.26 às 00.54 horas.
"Quem não goste saia daqui. Há vários voos para Portugal.. o que acho piada e num exemplo concreto uma Portuguesa que lá limpa o chão aqui na clinica girassol é chefe de equipa, com casa carro e viagens e ainda me dizem que Angola não presta"
Arlindo Gomes. Portugueses em Angola. Facebook
Pelas desgraças constantes que se vão somando, está à vista que viajar de avião é uma incerteza. Presumo que o futuro da aviação comercial ofereça perigo.
Neste dia sofremos outro corte de energia eléctrica das 16.54 às 17.58 horas.
26 de Julho
A segunda guerra de libertação nacional: No casarão, ao lado da Igreja Adventista do Sétimo Dia, em Luanda, local assim chamado devido ao espaço que possui e com uma grande habitação lembrando o tempo colonial, os portugueses alugaram-no, receberam contentores com produtos importados de Portugal, mas o espaço não lhes chega. Então, foram para os vizinhos mwangolés, uma família com um prédio de quinto andar em construção, a vivenda e terreno vasto e os tugas começam no assédio: querem vender esse terreno? E os mwangolés dizem que não. Mas os tugas não desistem e continuam esperançados que os mwangolés cedam perante as ofertas tentadoras, mas nada. Os mwangolés são relutantes, não aceitam e pronto, não nos chateiem mais! Será que os tugas em parceria com a cáfila local do crime organizado imobiliário vão inventar a teoria da nova centralidade? Mas, outra coisa me colide: Então… mas se os tugas padecem miséria em Portugal como aqui conseguem fortunas de um momento para o outro? Creio que isto significa o início da segunda guerra de libertação nacional. 
Os filhos ao destruírem a vida dos pais também destroem a vida deles.
Maria Teresa Machado in Portugueses em Angola. Facebook. “Os tugas querem ganhar o dinheiro todo do dia para a noite. O pior é que não investem. Antes, põem na mala e depois ainda se choram para comover os parvos. Em resumo: roubam com uma mão e com a outra pedem, mas o país está sempre igual. Isto está no sangue deste povo. Lamento mas é assim!”
Temos que nos convencer de uma vez por todas que não é possível viver com corruptos. A corrupção é como uma guerra permanente, com o seu cortejo de desgraça, fome, miséria e morte.
27 de Julho
Mas que merda de Deus é esse que deixa matar crianças no mais atroz sofrimento. Como é que querem que acredite nessa desmiolada invenção. Os seres humanos inventam cada coisa para fazer negócio.
Desde as onze horas da manhã que anda um carro a passear com música de rebentar a cabeça a qualquer um. Não sei se publicita alguma merda dessas centenas de igrejas que exploram dentro da corrupta ilegalidade a crendice – a patetice – mwangolé, ou se é propaganda do eterno partido. De selvajaria em selvajaria lá vamos para o rumo incerto dos dias trágicos que se prenunciam. Parafraseando um anúncio que por aí anda: “actue global na tragédia global”.
28 de Julho
A água evaporou-se, secou-se
A mana Antónia está mesmo de rastos. Depois de tantos óbitos de familiares – disseram-me que os hospitais estão cheios, que as crianças morrem nos braços das mães, que até demoram cinco dias para conseguirem chegar aos bancos de urgência. O senhor doutor petróleo abandona os seus pacientes, porque quem não é por ele, é contra ele – aconteceu outra desgraça: um irmão de trinta anos atirou-se para cima de uma vizinha criança de nove anos e praticava relações sexuais normais, até que o pai lhe apanhou em flagrante delito. O gajo foi parar na prisão e os polícias exigem uma boa quantia monetária, e então a mana anda a pedir contribuição para sacar o mano da prisão. Agora foi o filho já quase com vinte anos, foi apanhado pelos polícias a fumar liamba, e para o tirar da prisão é um monte de bala, falaram em duzentos e cinquenta mil kwanzas. Não sei se há exagero na quantia, mas não me admira nada que seja verdade. Ela já está ma miséria completa, onde é que ela vai conseguir o dinheiro? Coitada da mana Antónia.
E dos estrangeiros que venderam Angola aos outros estrangeiros… para vós senhores absolutos do petróleo, a felicidade e riqueza. Para os outros, o povo que há quarenta anos desapareceu, a infelicidade e a extrema pobreza. Governar é pois Angola desmembrar, mutilar, canibalizar, “ebolizar”. Apenas imagino o que vos acontecerá, boa coisa não será. Azeda-se a impossibilidade de viver com pesada taxa de anormalidade que rapta, rouba, corrompe, saqueia, Luanda é isto mesmo, e Angola é uma pastagem. Com os chineses tudo funciona porque apoiam descaradamente a corrupção, é a imposição de uma sociedade à Idade Média. Por isso mais maus tempos virão, tempestades sociais nos assolarão. E os nobres do petróleo lhes assaltarão. Mas, para os preguiçosos trabalharem é difícil, mas ficarem com os rendimentos do petróleo é muito fácil. E a confusão vai-se instalar. É sempre assim onde não se sabe governar. Se até nomeiam estrangeiros corruptos para cargos públicos.
No dia da paz, 04 de Abril, desligaram-me a energia eléctrica por causa do jogo de futebol, e depois esqueceram-se de carregar no botão. Alguém bebeu demais? Não me surpreende, pois o álcool comanda as mentes.
Zuraida Sampaio. Portugueses em Angola. Facebook. “Manda-me o te contaco por MP (mensagem privada) q eu tenho como ajudar-te a conseguir cartão de residente. Pessoal nao se esqueçam q aqui existe um jeitinho para tudo...
É so estar prevenido finaceiramente.”
29 de Julho
Há poucas semanas nas imediações do largo Zé Pirão, cerca da uma da manhã, um gatuno é caçado por um segurança quando se preparava para roubar um carro estacionado. As raivas acumuladas ditam a sentença: «Matem-no já! Matem-no já!» O gatuno rebola-se no chão tentando esquivar-se das investidas dos seus ferozes captores, assim como a repressão efectuada aos pacíficos manifestantes que apenas reclamam um pouco de petróleo. E o júri popular continua: «Matem-no já porque não adianta ir para a prisão, porque a Polícia depois liberta-o.» Este gatuno não vai escapar desta sharia. De Polícia nada. Entretanto, um aparatoso acidente de viação tem lugar no cruzamento próximo. Mas que grande confusão.
30 de Julho
É também por demais evidente que qualquer senhor dos escravos que se preze, em reunião com outros senhores dos escravos, a preocupação levada para a mesa de reuniões é que os escravos andam com discursos incendiários, o que significa que os nossos Spartacus se rebelarão.
Como continua incrível e obsoleta a tentativa das mentes dos portugueses em recolonizar Angola, e nela impor outro fado.
Quando a energia eléctrica falha e os geradores começam a trabalhar, isso faz lembrar um grande deserto na escuridão.
A água está com pouca pressão – há quarenta anos que assim é – até nos primeiros andares dos prédios está-se mal. Os que têm electro-bombas e tanques por enquanto ainda se safam. Portanto, os anúncios de que alugam-se apartamentos com água de noite e de dia estão a perder a sua utilidade.
Evidentemente que há quem use a religião para promover a escravidão.
E se me chatearem vou-me queixar no MRA - Movimento Revolucionário Angolano e no MMM - Movimento das Manifestações nos Musseques.
Entretanto, carregaram-nos com mais um apagão das 16.24 até às 18.14 horas.






Sem comentários:

Enviar um comentário