sexta-feira, 6 de abril de 2012

SONHO DE UMA NOITE TROPICAL (18)




Uma vendedora entusiasmada com o negócio pergunta a um cliente:
- Como é que vão essas bebidas?!
- Mais ou menos… para muito mais.
- Nunca imaginei que este colonialismo fosse pior que o anterior. – Assombrou-se o Poeta.

O Presidente cogita:
No Zimbabué há exploração, há dominação e abuso de um determinado grupo social sobre o povo do Zimbabué. Esse povo não pode suportar mais a escravidão. Sobretudo, pensam em instalar o neocolonialismo em cada país africano. Felizmente, Angola não poderia entrar, não entrou, no seu esquema. In Agostinho Neto. 14 De Junho de 1977. Discurso na abertura da reunião do
Comité de libertação da OUA realizada em Luanda.

Dois clientes parecem discutir, um demonstra a sua convicção:
- Novo-rico não, rico novo.
- A polícia vai começar a caça aos novos-ricos. – Assegura o outro.
- Tem propensão para roubar, porque não tem noção de propriedade. É só vender.
- Todos vêm para a capital vender computadores, materiais de construção. Comprar e vender não é investir. É comerciar. É exportar para consumir. É importar para comissionar. É não investir na criação de empregos para neocolonizar.
O Vodka ouviu a conversa e comenta para o Almirante:
- No Jornal dos Anúncios são cerca de vinte os que anunciam a venda e montagem de parabólicas.
- Estamos parabólicos.
- Desculpe interromper, qual é o nome desta rua? – Perguntou um bebedor ao Hepatite.
- Rua dos Apóstolos da bebida.
O bebedor agradeceu e zombou:
- Olhe, moro na rua dos mártires, próxima da rua da fome, antes da rua dos desempregados. Lembrei-me do nome desta rua: é rua dos frustrados e dos parvalhões.
Estamos em Novembro. O vento empurra as árvores com violência. Está desesperado, oprimido, como se a natureza estivesse amarrada, quisesse libertar-se de promessas que não foram, nem nunca serão cumpridas.

O Presidente recorda:
- Trabalharam noite e dia. Não descansaram. Trabalharam arduamente para conseguirmos os resultados que hoje são a glória deste Congresso, são a glória do MPLA-Partido do Trabalho, são a glória do Povo angolano. In Agostinho Neto. 14 De Junho de 1977. Discurso na abertura da reunião do
Comité de libertação da OUA realizada em Luanda.

Duas jovens abrem a porta de um carro. Ao saírem despertam as atenções porque mostram intencionalmente as suas partes íntimas da cumplicidade das suas minissaias. Cheias de lascívia abraçam-se, beijam-se e acariciam-se de modo provocativo. O Vodka não perde a oportunidade. Apreensivo, mas sem tirar o copo dos lábios diz para o Almirante:
- Parece que não se aperceberam que por causa da SIDA, vamos virar homossexuais. Incentivar o lesbianismo e a promiscuidade.
- Uma revolução sexual!
- Correcto.
O Almirante guardou a boa reputação do tempo passado nas academias militares soviéticas. Beber, beber e… beber. Os soviéticos bebiam e bebem por causa do frio, nós bebemos por causa do calor. Despejou mais no seu copo, e bebeu mais. Desabafou para o ar:
- Ah! Como adoro esta tropicalidade. Esta trincheira firme dos pagãos em África. Culpo a Rádio Ecclésia por isso. Se fosse escutada em todo o país, diminuiria a SIDA, a miséria e outros males. Aumentaria a moral e os valores da família. Porque a falta de informação conduz os caminhos dos famintos. Também é, a informação, responsável pelo extermínio de populações através da fome.
- Almirante manda-me descansar!
- Podes descansar!

Os copos levam-nos a situações das quais não medimos as consequências. Sentimo-nos donos do mundo, do universo. Extravasamos tudo o que sentimos. Aproveitamos para devassar a nossa intimidade, convencidos que os outros nos prestam atenção, quando na realidade tem situações muito mais graves que as nossas, e no entanto guardam silêncio. E nós insistimos. Nesta desordem de ideias o Almirante insiste:
- Acreditei no amor puro e sincero da minha esposa. Com ela tive três filhos e três filhas. Os filhos são uma cambada de bêbados, as filhas não. Quanto mais estudava mais ela me incomodava. Era muito imprudente, pois contava a toda a gente o que se passava em casa. Durante muitos anos tentei ser o mais conciliador possível, mas não resultou. Ela tornou-se uma fanática de uma igreja. Vi que eram coisas do Cristianismo, a que só Deus sabe responder. E eu não sou Deus. Descobri finalmente que são utopias pregadas pelo Cristianismo, como tudo o resto. Essas utopias e coisas de desejos irrealizáveis. Então mudei de esposa, uma mestiça muito culta. Sinto-me feliz.
O Branco segue o mesmo sentimento:
- Também tenho esses problemas. Felizmente tenho uma filha, a Dora, que é a minha única esperança. No fundo sinto-me quase como Van Gogh e o seu irmão, o Theo.
- Van Gogh tinha compromissos com Deus que demonstrava nas suas pinturas. Creio que é a tua aspiração. Admirar Van Gogh, é admirar Deus. E, assim podemos dizer, a sua reencarnação. É pá, evitem de falar de grandes personagens históricas, assim como se bebe uma cerveja. Leiam, leiam e estudem muito. Esse é o caminho da salvação das nossas almas. Quanto mais soubermos, quanto mais aprendermos, mais nos aproximamos do Criador. Isso parece fácil mas não é. Falar do Criador, de Deus, é a coisa mais complexa que existe na nossa vida. Não utilizemos o seu nome em vão.

Todos estavam contentes porque se sentiam livres. Era a liberdade de viver a beber.

O Presidente clama:
- Uma das consequências da falta de liberdade é o subdesenvolvimento económico, científico, técnico e cultural. Os países explorados tornaram-se economicamente débeis e em muitos casos, lançados numa situação caótica que os obriga a retomar ou a continuar a sua dependência dos outros países mais desenvolvidos. Libertar é transformar pela violência uma ordem social estabelecida por minorias. E por isso mesmo libertar uma sociedade, é fazer a revolução. É preciso libertar o Homem não só do esclavagismo colonial, mas ainda de qualquer forma de dominação social no interior de cada país. Nenhuma classe deve poder explorar outra. In Agostinho Neto. 20 De Janeiro de 1978. Discurso na Universidade de Ibadan, Nigéria.

De repente o Almirante ficou agitado, e faz uma grande revelação:
- Agora vou revelar-lhes um segredo: quem ler isto, é um texto que reuni do Génesis da Bíblia, verá grandes catástrofes acontecerem em todo o mundo. Por isso evitem de o ler. É um Segredo Divino que lido nessa ordem, assim como está, nos trará muitas desgraças. É a origem de todos os nossos males. NÃO O LEIAM POR FAVOR!
E disse o Senhor: Destruirei, de sobre a face da terra, o homem que criei, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
E feriram de cegueira os varões que estavam à porta da casa, desde o menor até ao maior, de maneira que se cansaram para achar a porta.
Porque nós vamos destruir este lugar, porque o seu clamor tem engrossado, diante da face do Senhor, e o Senhor nos enviou a destrui-lo.
E ao amanhecer, os anjos apertaram com Loth, dizendo: Levanta-te, toma a tua mulher, e as tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade.
Então o Senhor fez chover enxofre e fogo do Senhor, desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra.
E derribou aquelas cidades, e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra.



Sem comentários:

Enviar um comentário